Oferecido pela SMAR APD em formato online o evento contou com especialistas que trouxeram os principais desafios da gestão de SST no contexto do eSocial, respondendo a dúvidas sobre prazos, comunicação de acidentes e monitoramento de saúde dos servidores.
A gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nos órgãos públicos ganhou novas camadas de complexidade com a implementação do eSocial, que unifica o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Para os servidores municipais, essa mudança requer uma gestão precisa e atenta, especialmente em relação à comunicação de acidentes de trabalho e ao monitoramento contínuo das condições de saúde dos servidores.
Para apoiar essa transição e facilitar o entendimento das responsabilidades associadas, a SMAR APD realizou o treinamento on-line:SST para órgãos públicos: desafios e responsabilidades, com a participação das especialistas Renata Dorini Dias e Aline Pedroso. Elas compartilharam informações sobre os principais eventos do eSocial relacionados à SST, como a Comunicação de acidente de Trabalho (S-2210) e o Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220), além de esclarecerem dúvidas específicas dos participantes.
O evento, mediado por Paulo Ramos, líder do time de SST da SMAR APD, reforçou a importância de contar com soluções tecnológicas integradas para gerenciar a saúde ocupacional dos servidores públicos de maneira eficiente.
A SMAR APD, com quase 45 anos de experiência no mercado de gestão pública, oferece ferramentas que garantem a conformidade com o eSocial, reduzindo o risco de erros e atrasos, que podem gerar penalidades.
As ferramentas da SMARAPD asseguram que os gestores municipais possam administrar as informações de SST de forma precisa, desde os exames periódicos até as condições ambientais de trabalho, seguindo as normas do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A plataforma permite ainda a retificação e exclusão de informações incorretas, garantindo que os dados enviados estejam sempre atualizados e em conformidade com as exigências legais.
"Nosso objetivo é garantir que os gestores públicos tenham em mãos as ferramentas necessárias para uma administração eficiente e em conformidade com as exigências do eSocial. A SMAR APD trabalha em parceria com os municípios para assegurar que a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho seja clara, transparente e sem riscos de penalidades’, comenta Paulo Ramos.
Além disso, o treinamento destacou a relevância de uma gestão estratégica dos prazos no eSocial, já que a falha no envio ou o envio incorreto dos eventos de SST pode resultar em sanções legais.
Com mais de 100 mil servidores gerenciados em municípios por todo o país, a SMAR APD continua a ser uma referência em soluções tecnológicas que asseguram eficiência e segurança nas operações públicas.
Para mais detalhes sobre como as soluções da SMAR APD podem transformar a gestão de SST no setor público, um eBook completo está disponível para download, oferecendo uma visão aprofundada das funcionalidades do sistema e suas vantagens para garantir conformidade e eficiência. Baixe o eBook