Empresa desenvolve plataforma de IA para otimização de processos internos e atendimento ao cliente

Empresa desenvolve plataforma de IA para otimização de processos internos e atendimento ao cliente

IA Park SMAR promete automatizar rotinas complexas, melhorar a eficiência interna e elevar a qualidade do atendimento ao cliente através de funcionalidades avançadas de Inteligência Artificial.

Ribeirão Preto, junho de 2024 – A Inteligência Artificial (IA) está transformando a forma como as empresas conduzem seus processos internos, prometendo benefícios significativos tanto para os processos quanto para a experiência dos clientes.

Foi com essa proposta que a SMAR APD, empresa de Ribeirão Preto e atuação Nacional, que desenvolve softwares para a gestão pública e soluções em cobranças eletrônicas, está trabalhando numa inteligência artificial própria, a IA Park SMAR.

Trata-se de uma plataforma de Inteligência Artificial que visa otimizar processos, automatizar rotinas complexas e proporcionar uma experiência de usuário aprimorada.

Entre suas funcionalidades, destacam-se o suporte na geração de respostas mais assertivas; a ajuda programadores na geração e otimização de códigos; e a para a leitura e análise de arquivos de texto, facilitando a tomada de decisões.

A ideia da plataforma de IA surgiu da necessidade de acompanhar as tendências do mercado e aprimorar os sistemas existentes. A diretoria e o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa identificaram o potencial da IA para otimizar processos, automatizar rotinas complexas e melhorar a eficiência geral.

“Queríamos explorar como a IA poderia nos ajudar a melhorar nossos processos internos e a oferecer mais valor aos nossos produtos”, explica Glenison Silva, coordenador de P&D.

Para garantir uma implementação eficaz, foi criado um comitê envolvendo a diretoria, gerência e a coordenação do setor de P&D. Este grupo, em colaboração com outras áreas da empresa, desenvolveu uma proposta focada na utilização da IA em processos internos, com o objetivo de, futuramente, expandir essas melhorias para os sistemas externos.

 

Objetivos e Impactos da Implementação

O objetivo inicial da plataforma de IA é proporcionar maior facilidade e praticidade nas operações diárias dos setores, além de automatizar rotinas complexas. Entre os principais benefícios esperados estão a automação de processos, personalização e melhoria da experiência do usuário, análise de dados avançada e aumento da segurança.

Para os clientes, a aplicação da IA resultará em uma experiência significativamente melhorada, com maior eficiência, acesso a novas funcionalidades e um atendimento de qualidade superior. O uso interno da IA permitirá que a empresa ofereça soluções mais precisas e eficazes, fortalecendo a confiança e a satisfação dos clientes.

 

Produtos em Evolução e Desejos Futuros

Conforme mencionado, atualmente, três produtos estão em fase de evolução e já foram liberados para uso interno:

RespSIM: Auxilia o suporte na geração de respostas mais assertivas para os clientes, proporcionando uma visão mais positiva.

Copilot: Criado para auxiliar os programadores na geração e otimização de códigos.

Extrator: Desenvolvido para leitura e análise de arquivos de texto, facilitando a tomada de decisões.

 

O objetivo futuro da empresa é continuar estudando e identificando novas oportunidades para implementar a IA, inicialmente em processos internos e, posteriormente, nos sistemas utilizados pelos clientes. “Esse trabalho é colaborativo, e estamos abertos a feedbacks e sugestões para aprimorar continuamente nossas ferramentas”, conclui Silva.

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