Sistema de Contabilidade Pública – SMARcp aperfeiçoa os processos de gestão diária das equipes de atendimento e suporte

Sistema de Contabilidade Pública – SMARcp aperfeiçoa os processos de gestão diária das equipes de atendimento e suporte

No último dia 29, o setor SMARcp Suporte realizou um encontro presencial na SMAR APD com o objetivo de discutir sobre o conceito da metodologia Ágil que o setor utiliza – SCRUM – e rever estes conceitos voltado à nova geração do setor.

O encontro contou com a apresentação SMARAPD - Ana Carolina de Abreu, analista de teste, abordando os conceitos da metodologia SCRUM de forma geral e esclarecendo pontos como o surgimento desse framework, os seus papéis, as etapas, os objetivos e a possibilidade de aplicação nos mais variados projetos.

“Durante o encontro repercutimos um pouco sobre o método 'Pitch de Vendas', que tem como objetivo apresentar uma ideia, com um discurso de forma clara e direta em curta duração de tempo. Esse método é usado para fazer com que um cliente em potencial se interesse por um produto ou serviço oferecido, com as informações adequadas no momento da abordagem de vendas. Dessa forma, adaptamos o conceito às necessidades do suporte CP, utilizando a estratégia do Pitch, convertendo assim o modelo de apresentações em 60 segundos. Essa estratégia está sendo utilizada nas dailys (reuniões diárias), que ocorrem dentro da equipe, objetivando otimizar o tempo e aprimorar a qualidade das informações compartilhadas”, comenta Carol.

Dando continuidade ao encontro, SMARAPD - Jayny Cunha, analista de implantação, apresentou uma nova estratégia da metodologia SCRUM, abordando a adaptação que desenvolveram para atender à dinâmica da equipe do suporte.

“Essa adaptação tem como intuito tornar as equipes autogerenciáveis, promovendo a autonomia na forma de trabalho e obtendo feedback constante sobre os processos do método PDCA: PLAN (planeje), DO (faça), CHECK (verifique), ACT (aja). Com isso, nosso alvo é garantir maior transparência e compartilhamento de informações, promovendo a motivação e fazendo com que a equipe tenha propósitos e consiga enxergar resultados”, diz Jayny.

Para finalizar, SMARAPD - Tadeu Oliveira, coordenador de suporte, apresentou um balanço sobre os resultados da equipe nesse primeiro quadrimestre de 2022.

Na ocasião foram demonstrados os números de todas as realizações no ano, como quantidade de chamados atendidos, homologações realizadas, viradas de sistemas para versão web e prestações de contas entregues.

Além disso, foi apresentada uma visão geral com todos os desafios e priorizações do setor para os próximos meses.

SMARAPD - Jayny Cunha ainda finaliza dando uma dica de leitura, na qual se baseou para esta nova aplicação da metodologia do suporte CP: Scrum - a arte de fazer o dobro de Jeff Sutherland.

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