Encontros são realizados para orientar e esclarecer objetivos
Desde o ano passado os times SMARcp e SMARam realizam reuniões de alinhamento, para definir escopo e a aberturas dos projetos. As visitas são feitas com apoio do representante comercial da região e de representantes de cada órgão do município envolvido no projeto.
O SIAFIC, instituído pelo decreto 10540/2020 é o novo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, e entrou em vigor em 01/01/2023. A principal mudança é que todos os órgãos e instituições públicas de um mesmo ente municipal precisam ter um único sistema SIAFIC.
“Dentro da SMAR o sistema que faz administração orçamentária, financeira e de controle é o SMARcp. O decreto, além disso, inclui sistemas estruturantes, ou seja, aqueles que interferem enviando ou recebendo dados do sistema que ele chama de SIAFIC. Estes sistemas aqui se referem a: SMARam, SMARrh, PAI (Portal Transparência), Frotas etc.”, contou Mariana Carvalho, líder de implantação do SMARcp.
Dentre os municípios que já foram visitados estão Olímpia, Ituverava, Nova Odessa, Franco da Rocha, Alumínio, Valinhos, Bertioga, Itatiba, Bauru, Cubatão, Angatuba e Itápolis.
Mariana conta que os encontros servem para apresentar a empresa às entidades, explicar sobre os principais pontos do decreto, alinhar e definir agendas, além de esclarecimentos técnicos.
“Para mim o mais importante é que já começamos, ali [durante a reunião], uma relação pessoal com o nosso cliente, que ainda não conheceu o sistema, por isso ainda está relutante, e que passa a confiar que a empresa quer fazer um trabalho sério e com menor risco possível.”, finaliza.