Prefeitura está trocando um software no RH, que é totalmente web e permite realizar a leitura em voz alta da tela do computador.
Cada vez mais atentas aos processos de inovação, as prefeituras têm buscado soluções digitais, que atendam às novas necessidades para atendimento à população e permitam mais agilidade nos processos e melhorias na utilização de sistemas por parte dos servidores.
Em Ribeirão Preto está em implantação na Prefeitura Municipal uma nova solução para a gestão e operação dos assuntos relacionados aos Recursos Humanos, que conta com o módulo de atendimento ao Sistema de Medicina e Segurança do Trabalho, o SMARss.
A implantação deste módulo na prefeitura possibilitou a adaptação e o uso do sistema de forma mais facilitada para um servidor PCD, que tem deficiência visual.
O intuito da empresa, no desenvolvimento dos produtos para a área da gestão pública, é não só trazer modernidade e transparência aos processos e facilitar a vida dos cidadãos e dos servidores, mas alinhar todo o desenvolvimento buscando atender critérios de inclusão e responsabilidade social, que fazem parte dos temas relacionados à pauta ESG e que a empresa atua em diferentes frentes.
Para Nelson Oliveira, analista de negócios da empresa, saber que o servidor com uma necessidade especial, no caso a deficiência visual, conseguiu realizar seu trabalho de forma mais adequada e com qualidade, foi uma surpresa positiva e com certeza vai ampliar os esforços para levar essa adaptação para outros módulos.
“Com o sistema anterior, o servidor público PCD não conseguia utilizar as funcionalidades do software. A implantação do sistema novo, que é totalmente web, permitiu uma integração com a plataforma NVDA, que realiza a leitura em voz alta da tela do computador, possibilitando assim que este servidor ouça o que está escrito", relatou.
O Sistema de Medicina e Segurança do Trabalho, SMARss, começou a ser implantado na Prefeitura de Ribeirão Preto no início deste segundo semestre.