O começo da terceira fase do cronograma de implantação do eSocial para os órgãos públicos, que faz parte do 4º grupo de obrigados, grupo que inclui os órgãos públicos e organizações internacionais, começa hoje, em 22 de agosto.
A fase 3 contempla o envio das informações dos eventos periódicos – S-1200 (folha de pagamento do RGPS; S-1202 (folha de pagamento dos RPPS); S-1207 (folha de pagamento dos beneficiários); S-1210 (Pagamentos de Rendimentos do Trabalho); S-1280 (Informações Complementares aos Eventos Periódicos); S-1298 (reabertura da folha) e S-1299 fechamento da folha.
Contudo, os envios das fases anteriores também devem estar completos para que o processo seja efetivado de forma correta.
Integrações Fase 1
As integrações da Fase 1 devem ter sido feitas para geração da carga inicial da Fase 1, para então seguir com o envio dos eventos da Fase 1 (S-1000 / S-1005 / S-1020 / S-1070 - se houver)
obs.: S-1010 - estes eventos devem ser enviados antes do envio de folha de pagamento.
Integrações Fase 2
As integrações da Fase 2 devem ter sido feitas para geração da carga inicial da Fase 2, para então seguir com o envio dos eventos da Fase 2.
Sequência correta:
Inicialmente, devem ser enviados os eventos de cadastro S-2200 / S-2300, para depois enviar os eventos de alterações, retificações, ou de afastamentos e desligamentos, por exemplo
"Estamos já na fase 3 do eSocial, mas é importante deixar claro que a Fase 2 não terminou, ou seja, o eSocial não vai deixar de recepcionar os cadastros e afastamentos. Portanto, salientamos aos nossos clientes que podem (e devem) continuar enviando os eventos não periódicos, que têm que estar armazenados antes de enviarem os eventos de folha.", comenta Julia Kanegae, coordenadora do SMARrh eSocial.
Kanegae alerta ainda para que os clientes fiquem atentos aos comunicados e aos manuais enviados a respeito das integrações.
"As integrações devem também estar completas antes que seja gerada a carga inicial da Fase 2, para que assim sejam enviados os eventos ao eSocial com todos os campos necessários preenchidos", finaliza.
Em caso de dúvidas o setor de suporte ao eSocial da SMAR APD está a disposição pelo telefone (16) 2111-9898.