SMAR APD passa pela auditoria do FSC

SMAR APD passa pela auditoria do FSC

Visita do órgão certificador aconteceu no dia 11 de maio.

Para manter a certificação FSC, que a SMAR APD tem desde 2011, é necessário passar periodicamente por auditoria.

A visita de um auditor, nomeado pela certificadora APCER, significa fazer uma demonstração de como são realizados os processos internos, seguidos de atualização de conduta e discussões sobre melhores práticas.

É uma oportunidade de aprimoramento de ações, ao mesmo tempo em que a empresa se certifica de que está de acordo com as necessidades impostas pelo FSC® – Forest Stewardship Council – uma organização independente e não governamental cujo objetivo é promover o manejo florestal responsável no mundo todo.

Esta certificação é uma forma de controle das práticas produtivas florestais, por meio da valorização, no mercado, dos produtos originados de manejo responsável das florestas.

A auditoria, que aconteceu no último dia 11 de maio, ouviu e constatou os documentos atrelados ao FSC das áreas de produção da unidade da Dados Variáveis, bem como do time que compõem a área financeira, de compras e RH. Áreas que atuam junto à cadeia de custódia.

“Tivemos sucesso na auditoria, sendo apontadas apenas três não conformidades menores, as quais temos um prazo de até um ano para solucionar. Entretanto, já enviamos os documentos necessários e a partir de agora, a certificadora tem o prazo de cinco dias úteis para nos dar a recomendação dela junto ao órgão certificador.

Todas as áreas auditadas até o momento obtiveram êxito e projetamos um resultado positivo ao final”, comenta SMARAPD - Leonardo Baruco, coordenador da SMAR APD.

A certificação FSC é importante para demonstrar para a sociedade a preocupação da SMAR APD com o manejo correto das práticas produtivas florestais, especialmente por utilizar muito papel em suas atividades. Além disso, se diferencia no mercado, na cadeia produtiva, como um fornecedor que mantém práticas sustentáveis.

Comentários