Plataforma própria visa automatizar rotinas complexas, melhorar a eficiência interna e elevar a qualidade do atendimento ao cliente através de funcionalidades avançadas de Inteligência Artificial.
A IA SMAR Park, é a plataforma de Inteligência Artificial voltada para a otimização de processos internos da SMAR APD que foi atualizada com melhorias significativas, permitindo que todas as áreas da empresa utilizem a ferramenta, além de aprimorar a experiência de busca e expandir a capacidade de análise de documentos.
Expansão do Copilot e melhorias na busca inteligente - Uma das principais mudanças desta versão é a ampliação do módulo Copilot, antes restrito aos setores de Suporte e Desenvolvimento, e agora disponível para todas as áreas da SMAR APD. O recurso, que auxilia na automação de tarefas e no suporte a consultas, está preparado para atender demandas variadas dentro da empresa. Além disso, a pesquisa dentro da IA Park foi aprimorada com a integração do assistente da Azure, proporcionando uma experiência mais intuitiva e respostas ainda mais precisas para os usuários.
Extrator ganha novas funcionalidades e primeiros testes em diferentes setores- Outro destaque da nova versão é a evolução do Extrator, ferramenta desenvolvida para buscar informações em documentos e PDFs. Agora, ele consegue interpretar melhor o conteúdo, incluindo tabelas e imagens, graças às melhorias implementadas com o assistente da Azure. Inicialmente, a funcionalidade está sendo testada pelos setores Comercial e RH, com previsão de expansão para outras áreas da empresa.
As atualizações foram desenvolvidas para tornar a IA Park mais eficiente e acessível a todos os colaboradores. Segundo Luciano Menezes, desenvolvedor do time de P&D, a ideia é melhorar a interação com a ferramenta, eliminando a necessidade de soluções externas e facilitando sua adoção por diferentes setores. "Queremos que a IA Park seja uma aliada no dia a dia de todos os colaboradores, ajudando na automação de tarefas e na busca por informações com mais precisão", explica.
Além disso, a integração entre departamentos foi um fator determinante para as melhorias. Com a ampliação do uso da IA, setores como Comercial, Suporte e RH poderão colaborar mais efetivamente, utilizando a tecnologia para otimizar fluxos de trabalho e agilizar processos internos. "A última versão da IA Park já está em produção e com todas as funcionalidades liberadas, conforme as demandas de cada setor. Agora, queremos que todos experimentem e nos enviem seus feedbacks, pois isso será essencial para aprimorarmos ainda mais a plataforma", ressalta Menezes.
Próximos passos: IA em todos os sistemas SMAR APD:
Atualmente, a nova versão da IA Park está sendo utilizada exclusivamente pelos colaboradores da SMAR APD. No entanto, a empresa já trabalha para expandir suas aplicações, garantindo que todos os sistemas desenvolvidos contem com algum nível de interação com Inteligência Artificial. "Nosso objetivo é integrar a IA em diferentes soluções da SMAR APD para tornar nossos produtos mais inteligentes e eficientes. Para isso, queremos trabalhar juntos com os colaboradores, garantindo que cada nova funcionalidade atenda às necessidades reais da empresa", conclui Menezes, que reforça que a intenção é que a plataforma continue evoluindo para atender tanto às necessidades internas quanto, futuramente, às dos clientes.