No último mês, os times do SMARrh foram responsáveis pela virada web das prefeituras municipais de Santa Barbara/SP e Matão/SP SP, além do trabalho em Osasco/SP, maior cliente deste sistema, com 16 mil servidores. Em Ipatinga-MG, o marco foi a geração da primeira folha mensal de pagamentos para o município
Trabalho intenso e empenho podem ser os sobrenomes das equipes do SMARrh nos últimos meses. As equipes estiveram engajadas em importantes entregas em prefeituras do Estado de São Paulo e Minas Gerais, incluindo a virada em Osasco/SP, maior cliente do sistema, com 16 mil servidores, e Ipatinga/MG, com a entrega da primeira folha de pagamento no novo sistema naquele município.
De acordo com SMARAPD - Júlio Batista, do time do SMARrh, ‘as viradas’, como é conhecido essa mudança do sistema DD (desktop) para a web, é um momento de trabalho bastante intenso, mas importante tanto para a empresa quanto para o cliente.
E dois clientes passaram por esse processo: Matão e Santa Barbara, ambos municípios do Estado de São Paulo que agora podem contar com versão totalmente web do sistema.
“É um momento de atualização: uma nova ferramenta, em uma nova arquitetura e que acompanha a evolução tecnológica. Hoje a comunicação está na ponta dos dedos e os sistemas web permitem a agilidade que o mercado exige. Nessas duas prefeituras, houve esse aspecto bastante importante da atualização de uma utilização do sistema, que estava sendo executado na modalidade hibrida, para versão 100% web”, explica.
Processo Integrado e mais desempenho da equipe – Em Osasco/SP, a implantação do sistema totalmente web, que começou em janeiro de 2022, caminha com sucesso.
Já foram geradas, desde fevereiro, folhas completas de pagamento dos servidores, num trabalho que reuniu, desde o início do ano, mais de 20 colaboradores dedicados a esse projeto, em Osasco, além da equipe que fica em Ribeirão Preto.
Júlio comenta sobre os desafios e conquistas da equipe nesse projeto que se destaca como o maior cliente do SMARrh, com mais de 16 mil servidores ativos, com os demais times da SMAR APD, num processo de integração entre sistema muito importante.
“Um dos maiores desafios está sendo mudar alguns processos manuais ou processos irregulares identificados após implantação do SMARrh. Estamos lidando com cada situação através de reuniões formais com o secretário de administração em conjunto com os diretores do RH (Recursos Humanos) e DGP (Departamento de Gestão de Pessoas) para decidir a melhor estratégia. O apoio do nosso setor de Projetos está sendo essencial também nesses momentos, bem como visitas, treinamentos, entre outras atividades, que envolvem colaboradores do SMARrh, SMARsst (Sistema de Segurança e Medicina do Trabalho) e SMARcp”, comenta.
Para este momento do projeto, Júlio destaca que as ações começaram muito antes, ainda em 2021, para que depois do levantamento e mapeamento ocorresse a conversão dos dados e conversão do cálculo.
Desde outubro de 2021, o cliente começou a utilizar o sistema em um ambiente de homologação para aderência e em janeiro de 2022 foram feitos os treinamentos para diversos usuários da Prefeitura.
“Agora estamos em fase de acompanhamento da folha de pagamento e nos preparando para fase final da implantação que é a informatização de outros setores que gradualmente vamos entregar para Prefeitura” explica Batista.
E os benefícios para os servidores e para a população com a utilização dos sistemas totalmente web merece ser destacados.
No caso dos usuários do sistema e gestores, o sistema, integrado com o financeiro, permite o empenho da folha de pagamento para contabilidade. Além disso, o sistema sendo 100% web, pode ser acessado em qualquer lugar com internet e por diversos dispositivos diferentes.
Destaque também para agilidade gerada a partir da informatização de novas rotinas de trabalho como, gestão de concursos, Medicina do Trabalho, contagem de tempo de serviço e benefícios e Prestação de Contas.
O sistema ainda permite a possibilidade de descentralização dos trabalhos do RH por secretaria, integração com Sistema de Ponto Eletrônico, a criação de relatórios personalizados, o que melhora a performance de forma geral.
Para os servidores, as facilidades também são muito importantes, tanto para facilitar o trabalho, quanto as necessidades como funcionário. Há o Portal do Servidor, com acesso via aplicativo, holerite com aplicação por QRcode, agendamento de férias, lançamentos de atestados entre outros processos que podem ser acompanhados de forma digital.
Marco em Ipatinga/MG – A implantação na prefeitura municipal de Ipatinga/MG, novo cliente da SMAR APD, também passou por um momento decisivo.
Lá, o grande marco da equipe do SMARrh, que se desdobrou para cumprimento de todos os prazos e entregas, foi a geração da primeira folha mensal de junho/2022.
De acordo com SMARAPD - Pedro Jorge, analista de suporte, o desafio foi a conversão de todos os dados de outro sistema bastante antigo para a ferramenta atual, de mercado, com destaque para todos os benefícios comentados acima.
E o cliente, os servidores de Ipatinga, aguardavam essa atualização e juntamente com a equipe da SMAR APD, que atua in loco no município, de dedicaram para esse primeiro resultado.