No dia 11 de maio a SMAR APD passará por auditoria. O processo será conduzido pela certificadora APCER que estará na empresa.
Desde 2011 a SMAR APD é certificada pelo FSC – Forest Stewardship Council – uma organização independente e não governamental cujo objetivo é promover o manejo florestal responsável no mundo todo.
A certificação FSC é uma forma de controle das práticas produtivas florestais, por meio da valorização, no mercado, dos produtos originados de manejo responsável das florestas e seu lema é o Desenvolvimento Sustentável: Crescer sem destruir o ambiente e sem esgotar os recursos naturais.
Por trabalhar com a manipulação do papel, a SMAR APD pode ser certificada com o selo por fazer parte da Cadeia de Custódia - uma cadeia ininterrupta de organizações certificadas, cobrindo cada alteração na propriedade legal do produto, desde a floresta certificada até o ponto onde o produto é acabado ou vendido no varejo, comenta SMARAPD - Leonardo Baruco, coordenador da área de Proteção e Privacidade de Dados e responsável interno pela condução da auditoria.
Para um produto ser declarado como certificado FSC (através da etiqueta do produto ou documentação de venda), é preciso que todos, em cada uma das etapas da Cadeia de Custódia, também sejam certificados de acordo com as normas da organização.
A certificação FSC tem validade de 60 meses, mas anualmente a SMAR APD passa por uma nova auditoria para a manutenção do certificado.
Para SMAR APD este processo é importante por evidenciar nossas práticas de ESG (environmental, social and corporate governance, que tem como tradução literal: ambiental, social e governança), sobretudo pelos aspectos que evidenciam o apelo à sustentabilidade ambiental e social da empresa, em linha com o que é preconizado em respeito ao FSC. Bem como também estar em conformidade com nossos clientes, entre eles o Santander, que prioriza empresas certificadas para confecção dos seus produtos, finaliza Baruco.
Neste ano, receberemos a visita do responsável pelo órgão no dia 11 de maio. Na ocasião serão ouvidos os integrantes da área Laser e aqueles que atuam com mais proximidade à Cadeia de Custódia, como: integrantes dos setores administrativo, de produção, compras e recursos humanos.