Caio Augusto Campos Gentil, Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ribeirão Preto, falou para a News Universo sobre a nova solução para processamento da folha de pagamento, bem como para a gestão e operação dos assuntos relacionados aos Recursos Humanos e que conta com a tecnologia do SMARrh.
No dia 17 de agosto, os times do SMARrh, Projetos de Implantação, P&D, Comercial, RH e MKT da SMAR APD receberam mais de 150 servidores públicos municipais de Ribeirão Preto para apresentar as funcionalidades do sistema que será disponibilizado aos servidores de Ribeirão. O encontro foi realizado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto.
A apresentação também serviu para responder às dúvidas sobre este momento de migração para o sistema da SMAR APD.
O workshop foi conduzido por Antônio Puças, coordenador do SMARrh, e contou também com a presença do Secretário de Administração, Ricardo Fernandes de Abreu.
Confira na íntegra a entrevista concedida por Caio Augusto Campos Gentil, Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Ribeirão Preto:
Universo: Como a Gestão Pública mais moderna impacta na vida do servidor e quanto na vida do cidadão?
Caio: A gestão atual trouxe essa proposta de modernização e automatização. É uma mudança essencial: a cada ano que passa, a cada geração que passa, vem exigindo de todos, não só dentro de uma organização, pública ou privada, mas na vida pessoal.
A automatização de processos é de extrema importância para acompanhar o ritmo das mudanças. Um ambiente de comunicação rápida, precisa de um sistema que suporte o levantamento e a consolidação de forma também rápida da sociedade atual. São novas demandas e não podemos ficar obsoletos.
Vamos caminhar de um sistema que atualmente precisa de um trabalho bastante árduo e manual para um sistema que possa nos fornecer informações automatizadas, de forma rápida e segura. De um sistema atual que exige levantamento, conferências e checagens de forma manual, para um que traga isso de forma mais otimizada.
Com inovação e tecnologia, pensando num cenário futuro, conseguiremos ter mais eficiência, muito mais agilidade, num ambiente que possa diminuir incertezas e contribuir para um clima organizacional melhor como um todo.
A Prefeitura de Ribeirão Preto é uma municipalidade peculiar, com uma história rica e com um legado que às vezes não está num sistema, está com um servidor, que realiza esse processo há anos, e história acaba se perdendo quando há uma nova forma dessa informação ser administrada.
A tecnologia vai possibilitar que a história não se perca. Vamos pegar essa história, transformar em números binários e colocar no sistema. Esse é o desafio, mas também um grande avanço, para garantir a efetividade e continuidade de um serviço, atendendo aos princípios legais da administração pública, respeitando as particularidades e necessidades das diversas secretarias.
Não é mudar por mudar. É uma mudança necessária, para ser atual e atender da melhor forma o servidor.
É desafiador, teremos um trabalho de capacitação, de replicação desses conhecimentos, mas que é absolutamente necessário para esse futuro que estamos orientados.
Vamos empoderar as pessoas para que elas possam subsidiar seus secretários, seus líderes, a tomar decisões com base em informações, em relatórios, em indicadores, de forma totalmente customizada para as necessidades de cada secretaria.
Universo: Por que buscar uma empresa, uma ferramenta do mercado?
Caio: Quando a gente fala de inovação e tecnologia para a gestão pública, a gente encontra obstáculos da burocracia, seja orçamentária, ou outras limitações, que dependem de muitos poucos profissionais. A opção por buscar uma ferramenta, um parceiro no mercado, é trazer algo de ponta, que muitas vezes a municipalidade não consegue desenvolver ou acompanhar as inovações que o mercado tecnológico vive a cada minuto.
Um técnico de TI da esfera publica não pode viver apagando incêndios, atuando nas emergências. Onde fica o planejamento, onde fica o tempo para buscar e desenvolver inovações? É esse cenário que queremos melhorar com esse novo sistema, com uma empresa de mercado pode trazer essa atualização.
Precisamos pensar a administração pública com essa visão de futuro, precisamos buscar a inovação e adequação tecnológica.
O objetivo de trazer essas ferramentas com integrações, de forma automática, nos traz essa segurança de minimizar erros humanos, que são passiveis de acontecer e é natural, e trazer para o servidor uma qualidade de vida e para quem se beneficia, trazer transparência e confiança.
Universo: Qual a expectativa a partir de agora, com o início da implantação?
Caio: A nossa expectativa inicial é trazer essa otimização do serviço, a agilidade necessária para responder questionamentos, informações para lideranças tomarem decisões, qualidade de vida para o servidor, com um processo menos sobrecarregado, com a tecnologia, trazer para o ambiente de trabalho uma satisfação em trabalhar, reviver um prazer de realizar o trabalho.
A tecnologia vai ajudar de forma direta quem opera e usa o sistema e também quem necessita da informação, agilidade e confiança.
Nós temos uma equipe para apoiar e ajudar nesse momento, nessa transição, e um suporte do parceiro para atender essa demanda durante essa implantação, visando mitigar estresse e desconfortos que possam aparecer. Queremos trabalhar de forma preventiva e não reativa, evitar retrabalhos. Esse é o nosso papel e da equipe da prefeitura de Ribeirão dessa gestão.